quinta-feira, maio 13, 2004

 

Cotas para Negros



Mudando um pouco de assunto...
Muito se tem falado e discutido sobre a proposta, já colocada em prática por diversas Universidades brasileiras, de reservar um percentual de vagas a alunos afrodescendentes.
Aqueles que me conhecem sabe que não sou branco, e os que me conhecem mais ainda sabem que dou aulas (gratuitamente) em um pré-vestibular comunitário para negros e carentes.
Pois bem. Acho esse sistema de cotas para negros um absurdo. Não que os negros não mereçam. Depois de tantas injustiças, alguma coisa deveria ser realmente feita, e um grande argumento a favor do sistema é o de levantar uma discussão a respeito do assunto, fazendo surgir novas opiniões e novas idéias.
Mas o ponto chave é que tal sistema faz com que a entrada dos negros na Universidade seja visto como um favor, e não como merecimento, o que poderia causar constrangimentos futuros, quando seriam avaliados não pela sua competência depois de formados, mas por ter cursado uma faculdade onde o critério de entrada seria a sua raça.. Ao invés de privilegiar determinada raça (lembrando que outras ficariam de fora), um sistema mais eficiente seria fazer com que a população pobre tivesse acesso à universidade. Um projeto do governo, o "Universidade para Todos", parece caminhar nesse sentido, mas confesso que ainda não conheço os detalhes. Além disso, disponibilidade de mais vagas, salários melhores aos professores, viabilizando uma educação de qualidade na base já ajudaria muita gente.
Dessa maneira, problemas como desemprego, violência, falta de oportunidades seriam, com certeza, um pouco minimizados. E com mais certeza ainda, o negro, que é grande maioria dessa população pobre, estaria sendo beneficiado. Claro que não resolveria tudo, mas seria um bom início...


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?