sábado, maio 22, 2004

 

Estação Ambiental de Peti


Tratando um pouco da Geografia, hoje estivemos na Estação Ambiental de Peti, para conhecer e trabalhar um pouco. Trata-se de um centro de pesquisas da fauna e flora nativa, mantida pela CEMIG e localizada entre os municípios de Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais. Ali são realizados diversos estudos sobre ecologia, pesquisas de reprodução e reintrodução de espécies nativas, monitoramento e manejo da fauna e flora, além de contar com programas na área de educação ambiental.

A estação pode ser visitada por alunos de escolas envolvidos em algum projeto na área de educação ambiental. Recomendo aos professores de Geografia levarem seus alunos ao local, excelente para a realização de trabalhos de campo e aulas práticas, contando com uma excelente infraestrutura: centro de pesquisas, viveiro de mudas, alojamentos, auditórios, restaurante, além de atrações como mirantes, trilhas, cascatas, barragem e canyon.
O rio principal é o rio Santa Bárbara, que faz parte da bacia hidrográfica do rio Doce, encaixado no fundo do vale. A região conta com um relevo peculiar, onde de um lado temos o embasamento granito-gnaisse e do outro lado itabirito (hematita); existe uma mina nas imediações (exploração de minério de ferro). É uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, no contraforte ocidental da Serra do Espinhaço.

Algumas espécies ameaçadas de extinção se encontram no local, como o pavão-do-mato e o jacaré-de-papo-amarelo.

Durante a visita, fomos acompanhados pelo Sr. Leotacílio da Fonseca, gerente responsável pela estação, que nos mostrou as espécies de fauna e flora do local, com explicações sobre o manejo dos animais e da flora local e sobre as pesquisas de reprodução em cativeiro. Trata-se de uma estação piloto, e os projetos ali desenvolvidos são estendidos para as outras estações de pesquisa e reservas que a CEMIG possui. Várias pesquisas são desenvolvidas ali, inclusive com apoio técnico de professores da UFMG.

Quem tiver algum projeto na área ambiental ou mesmo quiser realizar visitas técnicas, vale a pena enfrentar a fila de pedidos e aguardar uma oportunidade de conhecer o local.


* * *

Aconteceu durante a viagem



Durante o deslocamento à estação ambiental, vejam o que aconteceu com quatro colegas que iam em um carro a nossa frente. Ao realizarem uma ultrapassagem na faixa contínua, foram surpreendidos por uma patrulha da polícia rodoviária "estrategicamente" localizada, recebendo sinal para encostar:

- Bom dia!. Você viu o que fez ali atrás, amigo? - pergunta o policial ao motorista.
- Vi sim senhor. O senhor me desculpe, estava com um pouco de pressa e a visibilidade era boa.
- É. Mas ultrapassou em faixa contínua... são 7 pontos na carteira e "190 reais de multa". - frisou o policial.
- Poxa vida. O senhor sabe, estamos vindo da PUC, vamos visitar uma estação ambiental próximo a Santa Bárbara...
- São estudantes, né?. Pois é, são 7 pontos na carteira e "190 reais de multa"... - disse o policial, se preparando para preencher a papelada.
- Tô enrolado. Já tenho uma multa para pagar, mais essa agora...
- É amigo... e são "190 reais", né?...
- ...

Como meus colegas não se manifestaram como queria o policial, ele cansou de frisar que são "190 reais" e foi direto ao ponto: "deixa alguma coisa pro café aí, e libero vocês..."
Final da história, foram liberados depois de deixar "30 reais" para o café do guarda...

Comments:
Alunos da escola em que trabalho visitaram a Estação. Surpreenderam-se com o local, abraçaram árvores de troncos enormes, aprenderam sobre animais...Enfim foi algo gratificante e isso graças à professora Shirlene.
Lana - Ibertioga
 
Alunos da escola em que trabalho visitaram a Estação. Surpreenderam-se com o local, abraçaram árvores de troncos enormes, aprenderam sobre animais...Enfim foi algo gratificante e isso graças à professora Shirlene.
Lana - Ibertioga
 
Ola
sou de uma turma e iremos formar final do ano em biologia e gostaria de saber se alguem sabe me informar como eu faco a reserva para ir e se eles aceitam visitantes? obrigada
 
no eu de verdade fui com o colegio e esperava um pouco mais porque é um lugar tao belo e a maior parte do tempo escutamos sentados calados o guia falar e assim minha turma pelomenos n prestou atençao em nada mais fora isso muito lindo o lugar
 
peti é uma bostinha! brincs, só com prefessores e guias,o lugar é legal!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?