terça-feira, junho 22, 2004

 

Brasil, EUA e Presidente Lula


Os EUA não são um país sério. Isso todo mundo sabe. Al Gore perdeu a eleição para George Bush justamente no estado da Flórida, governado pelo irmão de Bush. Sem contar que o sistema eleitoral deles é uma confusão danada.
Todo aquele discurso sobre democracia, direitos individuais, e o que vemos são as torturas praticadas por americanos em prisões do Iraque contra prisioneiros iraquianos. Toda aquela conversa de liberalismo, livre-concorrência... escorado em milhões de subsídios, em tarifas alfandegárias absurdas, em falsas barreiras sanitárias.
Definitivamente, não são um país sério. Mas têm o mais bem equipado exército do mundo, mísseis, jatos e helicópteros de última geração, bomba atômica. São a maior economia do mundo. Então, temos que levá-los a sério...
Já o Brasil, não tem um poder militar que lhe permita ações unilaterais, nem poder econômico que lhe permitam falar grosso perante outros países da Terra. Mas somos um país sério. Ou não?
Tenho minhas dúvidas.
Ainda mais depois das fotos que vi estampadas nos jornais do país. Lula e Marisa fantasiados, vestidos a caráter numa festa junina promovida pelo casal na Granja do Torto. Deprimente. Com certeza, não é o tipo de postura que se espera de um Presidente da República. Pelo menos, não foi pra isso que votei nele.
Enquanto o Presidente dança quadrilha e toma quentão com seus ministros, a violência, o desemprego e nossas outras eternas mazelas nos esperam em cada esquina.
E o mundo olhando nosso Presidente, pintado e ornamentado na sua festa junina, esquecido dos problemas do povo.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?