sexta-feira, julho 16, 2004

 

Artigo do geográfo Leonardo Dias



Recebi do meu amigo Leonardo Dias:


Violência, caos social

Lendo os jornais da semana passada , fiquei abismado como a violência está cada vez mais comum em nossa sociedade; fato que ao longo dos anos vem acontecendo com tanta intensidade que já estamos quase insensíveis aos horrores que presenciamos achando cada vez mais comum todo tipo de violência. Sempre quando lemos, assistimos ou ouvimos os noticiários sobre o mundo, o fato em destaque é a violência, principalmente no Oriente Médio, devido aos acontecimentos atuais que dividem a opinião pública e que nos fazem refletir um pouco sobre o sentido da vida. Aí pergunto: o que é a vida para estas pessoas que lá vivem, que sentido tem a vida para estas pessoas que a todo momento percebem a morte chegando cada vez mais perto. Nós brasileiros não encontramos respostas e tão cedo vamos encontrar, pois graças a Deus não chegamos neste estágio desumano de uma cultura tão diferente da nossa.
No Brasil a violência vem tomando proporções enormes e bem debaixo dos nossos olhos. Esta sim temos condições de entender e combater por estarmos inseridos nela. É hora de fazermos algo pelo futuro da nossa sociedade que está cada vez mais desacreditada e com medo. Não podemos achar tudo isto comum e somente aprender a conviver construindo muros altos, comprando os mais modernos sistemas de segurança. Isto tudo são medidas paliativas e não solução do problema. O que precisamos é de um governo mais atuante, não no sentido de colocar o exército na rua, mas de criar alternativas para pelo menos amenizar o caos que estamos vivendo. Temos que fazer alguma coisa, e na minha opinião além de algumas medidas como desarmamento, campanhas educativas, investir em educação é um ponto primordial para sairmos deste momento tão complicado pelo qual estamos passando.
"Lutar" por uma sociedade mais humana, creio que este deve ser o objetivo de todos aqueles que acreditam em mundo melhor.

Data: 15/07/204
Texto: Leonardo Dias - Geógrafo
Email: ldias74@uai.com.br


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?