domingo, julho 18, 2004

 

Oceanos absorvem boa parte do CO2 lançado no ar


A quantidade de dióxido de carbono (C02) jogada na atmosfera por combustíveis fósseis e pela produção de cimento, o chamado C02 antropogênico, aumentou 35% entre 1800 e 1994. Pelos cálculos, esta quantidade deveria ser aproximadamente o dobro.

A resposta para essa diferença foi dada por Christopher Sabine do National Oceanic Atmospheric Administration (Noaa) principal autor de artigo sobre o tema publicado na revista Science (www.sciencemag.org). Segundo ele, "os oceanos absorveram 48% do C02 emitido por nós para a atmosfera nos últimos 200 anos".

No estudo, os cientistas analisaram dados de três projetos de pesquisa dos anos 90 - World Ocean Circulation Experiment (Woce), Joint Global Ocean Flux Study (JGOFS) e Ocean-Atmosphere Carbon Exchange Study (Oaces) - e chegaram a essa conclusão. Para quem quiser saber mais detalhes, confira matéria no Estadão.

Falando em CO2, as queimadas na região norte do Brasil colocam o país entre os maiores emissores de CO2 do mundo, ao lado de EUA, China, Rússia e Japão. Segundo dados de um estudo de um grupo de cientistas da UnB, Unesp e Inpe, as queimadas na Amazônia lançam cerca de 0,2 bilhão de toneladas de carbono na atmosfera.

Como se sabe, o CO2 é um dos principais responsáveis pela elevação da temperatura global (intensificação do efeito estufa); além de mais CO2 na atmosfera, estamos contribuindo, de maneira perversa, para o aumento deste mesmo CO2 pelos oceanos, como foi dito acima.

Sem falar, é claro, na devastação ambiental resultante das queimadas, com desequilíbrios para o ecossistema e perturbações nos microclimas da região, entre outras.


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?