quinta-feira, julho 22, 2004

 

Papel da Amazônia na mudança do clima


Brasília será palco, entre os dias 27 e 29, da terceira conferência de climatologia do Projeto Experimento de Grande Escala para a Salvação da Biosfera/Atmosfera da Amazônia, a LBA (ufa, que nome comprido, hem?).
Anteriormente eu já havia postado aqui sobre a influência das queimadas na região amazônica, que colocavam o Brasil entre os maiores emissores de CO2 do mundo.
Durante a LBA, serão discutidas as influências do desmatamento da Amazônia (provocado sobretudo pelas queimadas) e as suas consequências, como perda da biodiversidade e aumento do aquecimento global. Estarão presentes representantes de diversos órgãos como o Inpe, Embrapa, Ibama, Usp, universidades federais do Pará, Amazonas e Rio de janeiro e algumas estrangeiras (Harvard e Oxford), além de organizações não governamentais (ONG's).
Carlos Rittl, membro da direção do Greenpeace no Brasil, alerta que as queimadas na Amazônia promovem alterações climáticas não apenas na região, mas em lugares como o Sul e o Sudeste do país, provocando mudanças nos regimes de chuva destas regiões. Tal afirmação pode ser comprovada por diversas pesquisas; um destes estudos foi realizado pelo CEPETEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão do INPE, em parceria com a USP. No estudo, foi demonstrado que o regime de chuvas nas regiões Sul e Sudeste depende muito da umidade trazida da Amazônia pelos ventos; com a redução dessa umidade pelas queimadas, a tendência é que o volume de chuva nessas regiões caia ainda mais, o que por sua vez aumentaria consideravelmente a poluição atmosférica nos grandes centros urbanos.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?