terça-feira, julho 06, 2004

 

Saeb, Sintoma William Moreira e a educação


Os dados revelados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no mês de Junho, revelam como é preocupante a situação dos alunos que frequentam o ensino fundamental no Brasil. A respeito do assunto, o psicólogo mineiro Carlos Perktold defende que grande parte deles seja portador de um problema chamado "sintoma William Moreira", batizado assim em homenagem aos apresentadores William Bonner e Cid Moreira.

Segundo o psicólogo, os portadores deste sintoma teriam uma característica peculiar: entendem apenas o que ouvem e não o que lêem. Tal fenômeno seria o resultado da modernidade, onde as imagens (computador, televisão) praticamente atropelaram o texto. Tais pessoas são bem informadas sobre o que ouviram, mas nunca lembram do que leram.

Claro, não dá pra ancorar o resultado da pesquisa apenas no "sintoma William Moreira". Boa parte destes jovens também podem ser enquadrados no analfabetismo funcional, vítimas, sobretudo, de professores mal-preparados, escolas sem infraestrutura e condições sociais adversas. Ainda que ser professor não seja tarefa das mais fáceis hoje em dia, devido aos baixos salários e às condições de trabalho ruins, o número de profissionais atuando que não tem nenhum tipo de compromisso com a educação é assustador.

Acredito que profissionais melhores preparados, salários justos e boas condições de trabalho iriam contribuir muito para reverter o quadro. Além disso, incentivar nossos filhos e alunos a ler mais, diminuindo o efeito "emburrecedor" que a televisão exerce, com certeza traria grandes benefícios.

Fonte: Carta Capital


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?