segunda-feira, agosto 16, 2004

 

Maniqueísmo ou Relativismo?


Detesto maniqueísmos, de qualquer espécie. Mas reconheço as dicotomias, e frequentemente me vejo esbarrando em algumas: Bem x Mal, Verdade X Mentira, Certo x Errado. Mas um outro extremo, que me parece tão perigoso quanto, é cair no relativismo. Começar a relativizar tudo é fechar os olhos para as barbaridades cometidas mundo afora. A tentação maniqueísta também nos leva pelo mesmo caminho.

Vejam a foto abaixo, extraída do Observador Sociológico, onde o Carlos Magalhães postou um texto sobre o assunto, que também me fez pensar bastante. Na foto, temos um pai realizando um corte na cabeça do filho com uma faca, no dia em que os xiitas celebram o martírio do Imam Hussein, neto de Maomé.

Image Hosted by ImageShack.us

Até que ponto tais atos, tradições, rituais, são realmente normais? O que vemos na foto, além de outros rituais estranhos que sabemos existir (mutilação de meninas, por exemplo) mundo afora, pode ser enquadrado numa visão "maniqueísta" de certo ou errado? Ou pode ser "relativizado", utilizando-se o argumento de que faz parte de uma outra cultura, uma outra religião, e que deve ser encarado por todos como normal?

Cada um de nós, sem exceção, tem o direito de ser diferente. Nosso maior desafio é assimilar e conviver com as diferenças existentes, sejam culturais, religiosas, raciais, ou quaisquer outras.

Isso não quer dizer que somos obrigados aceitar ou conviver com a barbárie.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?