segunda-feira, setembro 20, 2004

 

Que país é esse?


O jornalista Clóvis Rossi, articulista da Folha, publicou dia desses um artigo contestando o colega Luís Nassif, onde este dizia em outro artigo que o Brasil é o país "mais amado do mundo". Rossi, então escreveu dizendo que essa onda brasilianista tinha a ver mais com a "cor" (verde e amarelo) do que com o país propriamente dito. Até aí tudo bem. Cada um publicou e defendeu sua opinião, e embora os argumentos de Rossi fossem bem fracos, o debate terminou sem maiores celeumas.
Interessante foi a reação do secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência, o sr. Ricardo Kotscho (sim, aquele mesmo que disse que "liberdade de imprensa era um valor definitivo à democracia, mas que na sociedade, nada é absoluto"...). Em artigo publicado no mesmo jornal, dia 14 de Setembro, Kotscho ataca intempestivamente os argumentos e a pessoa de Clóvis Rossi, de quem se diz "amigo" (da onça). Lá pelas tantas, o sr. Kotscho solta essa pérola, ao acusar o "amigo" Rossi de que o mesmo viaja demais e não conhece mais o Brasil:

"Há quanto tempo você não vem a Brasília, não vai aos fundões do Brasil, onde há fartura e emprego e já foram beneficiadas 5 milhões de famílias com o Bolsa-Família, não bota os pés numa fábrica funcionando a pleno vapor ou numa terra irrigada de agricultura familiar, não conversa com empresários e trabalhadores anônimos da Zona Franca de Manaus ou dos agronegócios do cerrado?" (os grifos são meus).

Ora. A qual "fartura" e "emprego" o sr. Kotscho se refere? Como chegou nos 5 milhões de famílias, se vimos recentemente que o sr. Patrus Ananias, que deveria ser o responsável pela contabilidade e controle do programa, admitiu não ter controle algum? Como esquecer que o cerrado está sendo tomado pela soja, graças ao nosso modelo de desenvolvimento agro-exportador, e que esse mesmo "cerrado" está sendo praticamente devastado para tais finalidades?
Fiquei com a impressão de que não é Clóvis Rossi que viaja muito e não conhece o país. É Ricardo Kotscho que vive em outro lugar. Quem sabe com Alice, no país das maravilhas?

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?