terça-feira, janeiro 25, 2005

 

Velho Chico II


Por enquanto vou apenas repassar o aviso, reforçando o convite do meu amigo Venutto, mas voltarei ao assunto da transposição do São Francisco amanhã:

"Audiência pública sobre transposição do São Francisco está marcada para o próximo dia 25 em BH

O Projeto Manuelzão convoca a sociedade civil organizada, os usuários e representantes do poder público para audiência pública relativa ao projeto de transposição do Rio São Francisco. Tal audiência foi marcada para o dia 25 de janeiro, às 18h30, no Minascentro - Teatro Granada, em Belo Horizonte (MG).

É imprescindível que todos participem e demonstrem sua indignação em relação à obra defendida pelo Ministério da Integração Nacional.
"

Só adiantando o assunto, o governador da Bahia, Paulo Souto (que também é geólogo), esteve ontem no programa Roda Viva, da Rede Minas, e foi bastante esclarecedor sob alguns aspectos da transposição, em especial sobre o seu posicionamento em relação ao assunto. O mesmo não é contra a transposição, mas defende um ponto de vista que considero pertinente e acabo concordando: o uso da água deve ser para o uso humano e matar a sede de animais, e não para fins econômicos. Me parece algo sensato e razoável, principalmente se levarmos em conta que provavelmente nada será feito em termos de revitalização da bacia, e quaisquer projetos que visem o uso econômico das águas do "Velho Chico" (irrigação, por exemplo) deve ser cuidadosamente estudado.
No próximo post vou tentar traduzir um pouco o que é essa tão falada transposição, o papel do governo e dos comitês de gestão, política de recursos hídricos e outorga, e os possíveis impactos na bacia hidrográfica do São Francisco. Ou não.

Comments:
Antônio, acredito que o uso deve ser sim para um bom aproveitamento econômico. Qualquer outra solução vai parecer as velhas obras da Sudene, que com a desculpa de matar a sede do povo, atendia apenas os apaniguados. Todo o cuidado deve estar no bom estudo da garantia da sobrevivência do rio. Abraço.

Reginaldo Siqueira - www.singrando.org
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?